terça-feira, 27 de maio de 2008

Classes Gramaticais - Pronomes

Pronomes


Pronome é a classe de palavras que substitui uma frase nominal. Inclui palavras como ela, eles e algo. Os pronomes são reconhecidos como uma parte do discurso distinta das demais desde épocas antigas. Essencialmente, um pronome é uma única palavra (ou raramente uma forma mais longa), com pouco ou nenhum sentido próprio, que funciona como um sintagma nominal completo.

O pronome é a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, relacionando-o com uma das pessoas do discurso.
Quando um pronome substitui o substantivo ele é chamado de pronome substantivo.
Os pronomes classificam-se em vários tipos. Os pronomes pessoais apontam para algum participante da situação de fala: eu, você, nós, ela, eles. Os pronomes demonstrativos apontam no espaço ou no tempo, como este em "Este é um bom livro". Os pronomes interrogativos fazem perguntas, como quem em "Quem está aí?". Os pronomes indefinidos, como alguém ou alguma coisa, preenchem um espaço numa frase sem fornecer muito significado específico, como em "Você precisa de alguma coisa?". Os pronomes relativos introduzem orações relativas, como o que em "Os estudantes que tiraram a roupa durante a cerimônia de formatura estão encrencados". Finalmente, um pronome reflexivo como si mesmo e um pronome recíproco como um (a)o outro referem-se a outros sintagmas nominais presentes na sentença de maneiras específicas, como em "Ela amaldiçoou a si mesma" e "Eles estão elogiando muito um ao outro, ultimamente".

Como regra geral, um pronome não pode tomar um modificador, mas há umas poucas exceções: pobre de mim, coitado dele, alguém que entenda do assunto, alguma coisa interessante.

Pronomes definidos

a, o, os, as

João comeu a maçã. "a" = pronome definido
João comeu uma maçã "uma" = pronome indefinido.

Invariáveis


Tudo; algo; nada; alguém; outrem; ninguém; cada; mais; menos.

Estes pronomes não sofrem nenhuma alteração, ou seja, não mudam de gênero nem de número.
Pronomes pessoais

São aqueles que representam as pessoas do discurso. Subdividem-se em:

Caso reto (exercem a função de sujeito ou predicativo do sujeito): eu, tu, ele/ela, nós, vós, eles/elas;
Caso oblíquo (exercem a função de complemento verbal): me, mim, comigo, te, ti, contigo, o, a, lhe, si, consigo, nos, conosco, vos, convosco, os, as, lhes.

Há dois tipos deles: átonos e tônicos. Os tonicos tem função de objeto indireto e os átonos tem função de objeto direto.

Pronomes reflexivos

Como pode haver diversas 3ªs pessoas cumprindo diversos papéis (sujeito e objeto direto/indireto) numa oração, a língua portuguesa apresenta o pronome reflexivo 'se', que, quando empregado, denota que a mesmíssima pessoa que é o sujeito da oração é também o objeto. Assim, numa oração como "Guilherme já se preparou", o 'se' denota que a pessoa preparada por Guilherme foi ele próprio. Se, ao invés de 'se', tivéssemos empregado 'o' (pronome oblíquo exclusivo para objetos diretos) numa oração como "Guilherme já o preparou" entenderíamos que ele preparou a outra pessoa. No entanto, a mesma coisa não ocorre com as outras pessoas (1ª e 2ª), pois, como elas não se alteram, não precisamos empregar um pronome especial. Veja exemplos:

Eu não me vanglorio disso. (O 'me' poderia referir-se a que outro 'eu'?)
Olhei para mim no espelho e não gostei do que vi.
Assim tu te prejudicas. (Mesma coisa com o 'te')
Conhece-te a ti mesmo.
Lavamo-nos no rio.
Vós vos beneficiastes com a Boa Nova.

Nota: No Brasil, costuma-se usar o pronome 'si' também com sentido reflexivo, contudo o mesmo não ocorre em Portugal. Portanto, uma oração como "Ela falou de si" seria genéricamente entendida no Brasil como "de si mesma" enquanto em Portugal como "de outrem". O mesmo vale para 'consigo': "Antônio conversou consigo mesmo".

Pronomes de tratamento

Entre os pronomes pessoais, incluem-se os pronomes de tratamento, que se referem à segunda pessoa do discurso, mas sua concordância é feita em terceira pessoa. . Palavra ou expressão que substitui pronome pessoal no discurso. É ger. us. para a 2a pessoa, mas com o verbo conjugado na 3a, como em você(s), Sua(s)/Vossa(s) Excelência(s), Suas(s)/Vossa(s) Senhorias, etc.]
Exemplos: você, o senhor, Vossa Excelência, a Vossa Senhoria, Vossa Santidade, Vossa Magnificência, Vossa Majestade, Vossa Alteza e etc. Para mais exemplos clique aqui:
pronome de tratamento. .Nota : Esse tipo de pronome e ultilizado para se referir as pessoas de cargos importantes da sociedade .Como por exemplo: Membros da realeza (Reis ,Rainhas, Princípes , etc...),Membros do poder Legislativo ,Judiciário e Executivo; Também para como os membros religiosos.


Pronomes demonstrativos

São aqueles que indicam a posição do ser no espaço (em relação às pessoas do discurso) ou no tempo.
primeira pessoa: este, esta, estes, estas, isto.
segunda pessoa: esse, essa, esses, essas, isso.
terceira pessoa: aquele, aquela, aqueles, aquelas, aquilo.
Também podem ser utilizados para localizar algo num texto: este (e suas flexões) indica um objeto que está adiante (ainda não mencionado); esse (e flexões) indica um objeto já mencionado.

Os pronomes "isto", "isso", "aquilo" são classificados geralmente como demonstrativos, mas funcionam na verdade como pronomes pessoais de terceira pessoa, representando o gênero neutro.

Outros Pronomes Demonstrativos:

>Mesmo, mesma, mesmos, mesmas: quando têm sentido de "idêntico", "em pessoa";
>Próprio, própria, próprios, próprias: quando têm sentido de "idêntico", "em pessoa";
>Semelhante, semelhantes; são demonstrativos quando equivalerem a "tal" ou "tais";
tal, tais;
>O, a, os, as: quando puderem ser substituídos por "isto", "isso", "aquilo" e variações.

Nenhum comentário: